Roteiro de Checklists e contatos de Fonia do circuito do treinamento Piloto de Avião Privado na Escola de Jundiaí.

 

CHECKLIST PREFLIGHT

Ajustar Banco

Ajustar Cinto de Segurança

Avionics OFF

Circuitos ARMADOS

Trim NORMAL

Seletor Combustível ABERTO

Extintor PRESENTE

CHECKLIST: BEFORE START

Bateria ON

Radio ON

Frequência 121.65 (Solo)

SOLICITAR ACIONAMENTO

Aluno: Solo Jundiaí, PR-XXX

Solo Jundiaí: XXX prossiga

Aluno: no pátio da EJ solicita acionamento XXX

Solo Jundiaí: PR-XXX acionamento autorizado, Pista 18, ajuste 1020, chame para cópia e taxi quando pronto

Aluno: ciente, pista 18, ajuste 1020 XXX

CHECKLIST: CLEAR FOR START

Avionics OFF

Beacon ON

Mistura RICA

Manete de Potência 1/4 (bombar 3x)

Área das pás LIVRE

Breaks ON

Partida

CHECKLIST: AFTER START

Potência 1.000 RPM

Alternador ON

Amperímetro CHECAR (deve estar variando)

Pressão / Temperatura CHECAR (deve estar no verde)

Rádios frequências SETADAS

Transponder STANDBY

Flaps Zero grau RECOLHER

Briefring de Decolagem

Decolagem normal da pista 18 (ou 36)

Flaps UP

Aliviar com 55kts

Rodar com 60kts

Subir com 70kts

Após 400ft AFTER TAKEOFF Checklist

500fts curva a esquerda (ou direita) cumprindo saída (Través de Jarinu)

Briefing de Emergência

Toda e qualquer pane será declarada em voz alta

Minimos não atingidos, pane antes da VR, perda do alinhamento, pessoa ou objeto na pista: ABORTAR DECOLAGEM

Pane após a VR com pista a frente: POUSAR na pista a frente

Pane após a VR sem pista a frente: POUSAR em terreno a frente com 45º do campo de visão para livrar obstáculos.

Pane após 500ft: Avaliar retorno com curva contra o vento

Em pane REAL: controles com o INVA fonia e Checklist com Aluno.

SOLICITAR COPIA E TAXI

Aluno: PR-XXX acionado no pátio da EJ pronto para cópia e taxi

Solo Jundiaí: autorizado área 459, saída visual pelo través de Jarinu, transponder ZZZZ, no portão Lagoa, chame São Paulo em 129.50, restrito a 4.000.

…….(setar transponder para ZZZZ)……

Aluno: XXX autorizado área 459, transponder ZZZZ, saída visual pelo traves de Jarinu, chamar São Paulo no portão Lagoa, restrito a 4.000 XXX

Taxiar Até Ponto De Espera

Manter faixa amarela no meio das pernas

Usar apenas pedais, mãos no painel

Antecipar o comando antes do movimento

Parar no ponto de espera NUNCA ultrapassar linha

CHECKLIST BEFORE TAKE OFF

Controles livres e corretos AIRELON / PROFUNDOR / RUDER

Potência 1.700

Testar Magnetos ESQUERDO: colocar na posição “Left”, retornar para “Both” (queda 125rpm max)

Testar Magneto DIREITO: colocar na posição “Right”, retornar para “Both” (queda 125rpm max)

Pressão / Temperatura CHECAR (deve estar no verde)

Sução INOPERANTE

Testar Potência IDLE: OK (deve manter)

TORRE NO PONTO DE ESPERA

…….(mudar frequência)……

Aluno: Torre Jundiaí, PR-XXX no ponto de espera da 18 pronto para decolagem

Torre: Mantenha posição

Aluno: Ciente

………

Torre: PR-XXX autorizado alinhar e manter

Aluno: autorizado alinhar e manter XXX

Alinhar E Manter

Checar tráfego antes de ingressar

Cruzar linha de espera

Virar na 3ª faixa da pista

Alinhar na center line da pista

Aguardar Torre autorizar

AUTORIZADA DECOLAGEM

Torre: PR-XXX Autorizada decolagem, vento 120º com 5kts

Aluno: autorizada decolagem XXX

CHECKLIST CLEAR FOR TAKE OFF

Transponder ALT

Landing Light ON

Potência 2.500rpm

Takeoff

Manter alinhamento da pista

Aliviar com 55 kts

Rodar com 60kts

Manter 70kts velocidade na subida

Deixar subir sozinho

Trimar para subida

  DECOLADO

Torre: PR-XXX decolado aso 13, portão Lagoa chame SP em 129.50

Aluno:  ciente, chamar controle São Paulo no portão Lagoa XXX

…….(mudar frequência)……

CHECKLIST: AFTER TAKE OFF (400ft)

Flaps UP

Landing Lighs OFF

Pressão / Temperatura CHECAR (deve estar no verde)

Após 500ft

Curva média a direta/esquerda com proa da Lagoa

Subir até 4.000ft

Tirar motor e manter

Na Posição Lagoa / Corredor Kilo

Localizar Lagoa

Rumar para Lagoa mantendo Lagoa a ESQUERDA

Posição lagoa 1min após passar da Lagoa

  PORTÃO LAGOA

Aluno: Controle SP, PR-XXX

Controle SP: prossiga

Aluno: XXX de SBJD para SBJD com proa de Atibaia, intenção de Sobrevoo área 459, transponder XXX, equipamento C152, duas pessoas a bordo XXX

Controle: Ciente, chame em Atibaia

Aluno: chamar em Atibaia XXX

No Través De Jarinu

Localizar Galpão Azul

Manter Galpão levemente a DIREITA não bloquear

 
Em Atibaia

Rumar para Hotel Bourbon

Localizar a Lagoa de Atibaia

Manter a Lagoa de Atibaia a ESQUERDA não bloquear

 
  POSIÇÃO ATIBAIA

Aluno: em Atibaia XXX

Controle: PR-XXX passe a coordenar na FCA corredores em 135.67, chame no regresso

Aluno: chamar no regresso XXX

…….(mudar frequência)……

  CORREDORES

Aluno: PR-XXX em Atibaia, mantendo 5000ft, com proa de Morumgaba, Corredor BRAVO, intenção de sobrevoo na área 459 XXX

Na Posição Atibaia / Corredor Bravo

Localizar Bragança Paulista

Manter Bragança Paulista a DIREITA distante

Localizar Vale do Eldorado

Manter Vale do Eldorado a DIREITA

 
Ir para Posição Itatiba / Corredor Juliett

Localizar Itatiba

Rumar para Itaiba

 
  POSIÇÃO ITATIBA

Aluno: XXX em Itatiba com proa Lagoa solicita regresso XXX

Controle: Reporte no Portão Lagoa

Aluno: reportar no Portão Lagoa XXX

Ir para Portão Lagoa / Triangulo Do Mal

Localizar triangulo de casas (Triangulo do Mal)

Rumar para Portão Lagoa

…….(atenção para entrar no circuito a 3800)……

 
  Antes 1 min do PORTÃO LAGOA

Aluno: XXX há 1min do portão Lagoa XXX

Controle: XXX chame agora Torre Jundiaí em 118.75

…….(mudar frequência)……

Aluno: Torre Jundiaí, PR-XXX no portão Lagoa solicita pouso

Torre Jundiaí: PR-XXX pista em uso 18 ajuste 1020, reporte na perna do vento da 18

Aluno: pista 18, ajuste 1020, reportar na perna do vento XXX

Ingressar no Circuito

Localizar Pista, rumar para o meio dela

Descer para 3.800ft para ingressar no cirvuito

NUNCA DESCER MAIS QUE 3.500ft TRÁFEGO INTENSO!!!

Rumar para Perna do vento da pista

Curva esquerda se 18

Curva direita se 36

Ficar paralelo a pista

 
  NA PERNA DO VENTO

Aluno: na perna do vento XXX

Torre: Ciente, chame no ideal de base

Aluno: chamar no ideal de base XXX

CHECKLIST: BEFORE LANDING

Mistura Rica

Potência 1.800 rpm

Landind Light ON

Flaps 10

 
  NO IDEAL DE BASE

Aluno: no ideal de base XXX

Torre: Autorizado ingressar na perna base, chame na final

Aluno: autorizado perna base XXX

  NA FINAL

Aluno: na final da 18 XXX

Torre: Autorizado pouxo, 120, com 8kts

Aluno: Autorizado pouso XXX

Na Rampa

Manter 70kts

Compensar bem

Ajuste de Rampa NO MOTOR

Ajuste Alinhamento AIRELON

Nariz em baixo mirando pista

No Flare

Reduzir potência

Trazer para voo reto e nivelado

Proximo a pista cabrar de forma suave e constante

Tocar com o trem principal

Asas niveladas

Alinhamento com Pedal

  AVIÃO NO CHÃO

Torre: PR-XXX solo as 47, livre direita, chame solo as 121.65

Aluno: livre direita, chamar solo XXX

…….(mudar frequência)……

  SAÍDA / APÓS PONTO DE ESPERA

Aluno: Solo Jundiaí, PR-XXX livrou na central/rápida, solicita taxi até a EJ XXX

Solo: Autorizado taxi até a EJ

Aluno: autorizado taxi até a EJ XXX 

CHECKLIST: AFTER LANDING

Transponder STANDBY

Flaps UP

Landing Light OFF

 
CHECKLIST: SHUTDOWN

Radios OFF

Tranponder OFF/2000

Misture CUT/OFF

Magnetos OFF (Retirar chave)

Beacon OFF

Master OFF

 
CHECKLIST: SECURE

Control Lock INTALADO

Compensador NORMAL

Cintos AJUSTADOS

Portas FECHADAS

Calço POSICIONADO

Tubo de Pitot: PROTEGIDO

Documentos: REMOVER

 

 

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