Ground Cessna 152
Intrutor: Ivan Pelegrino
Motorização
- Lucoming
- Motor O-235-L2C
- Potencia: 110hp a 2550rpm
- 4 cilindro horizontais
- Refrigerado a ar
Características C152
- Mono motor
- Semi Monocoque
- Semi Cantilever
- Inteiramente metálica
- Acomodação para 2 ocupantes
Superfícies de controle
- Comprimento 7.3m
- Envergadura 10.2 m
- Altura 2.6m
- Área da asa 14.9m2
- Flap: 0 / 10º / 20º / 30º
Amortecedores
- Trem principal: rígido / molas
- Trem do nariz: Ar e Óleo à Possui amortecedor anti-Simmy (evita vibração na decolagem e pouso)
Helices
- Fabricante: McCauley
- Passo: fixo
Combustível
- Capacidade total: 98 litros
- Capacidade de cada tanque: 49 litros
- Combustível utilizável 94 litros
- Não utilizável 4 litros
- Consumo: 22 litros/hora (voando alto 17 litros hora)
- Não tem cross feed / motor puxa só do tanque esquerdo
- Pussui um respiro à Qdo enche de mais sai por alí para equalizar pressão nos dois tanques
Óleo
- SAE 50
- Capacidade Total de Óleo: 6 US quartes (5.5 litros)
- Capacidade Total de Óleo com filtro: 7 US quartes (6.5 litros)
- Mínimo de operação: 1 US quarter (4 litros)
- Consumo: 0.2 litros/hora
Limitações grupo moto propulsor
- Temperatura: Min: 100F / Max: 245F
- Pressão do óleo: Min: 25 psi / Operação: 60 a 90 psi / Max: 115 psi
Painel da aeronave
- VNE: Velocidade Nunca Exceder: 149kts
- VNO: Velocidade Estrutural: 111kts à Garantia do fabricante que não vai quebrar
- VA: Velocidade de Manobras: 104kts
- VFE: Velocidade Flaps Estendidos: 85kts
- Arco Branco: 35 a 85kts
- Arco Verde: 40-111kts
- Arco Amarelo: > 111kts
Velocidades
- Cruzeiro: 85kts
- Subida: 70kt -2400rpm
- Cruzeiro: 85kts – 2300rpm
- Descida: 70kts – 1800rpm
- Planeio: 65kts
Flaps
- Decolagem: 0 (normal) ou 10º (curta)
- Pouso: 0 / 10º / 20/ ou 30º dependendo do pousoc)
Cheque magnetos
- Tem chumbo que acumula na vela. Faz o magneto falhar
- Motor: 1700rpm
- Cada magneto deve ter queda máxima de 125rpm
- Diferença máxima entre os dois magnetos 50rpm
- Idle: marcha lenta: deve estar entre 500-800 rpm
- Abaixo de 500 à apaga
- Acima de 800 à suja a vela
- Sempre manter motor a 1000rpm
Sistema Elétrico
- Dois magnetos que funcionam independente da bateria ou alternador
- Com motor desligado, bateria assume total sistema elétrico
- Após partida, alternador carrega a bateria
- Alternador: 28v 60a
- Bateria: 24v 14a
- Sempre verificar se a bateria foi desligada
Pesos
- Peso máximo de Rampa: 760kg
- Peso máximo de decolagem ou pouso: 757kg
- Peso máximo do bagageiro: 54,5kg
- Peso básico vazio: 504kg
Sistema de Pitot
- Sempre descobrir: Tubo de Pitot / Porta Estática
- Usado para: Velocimetro / Altimetro / Variômetro
Stol
- Usar apenas pedais à Sentido oposto do parafuso
- Alarme de Stol: 5kts a 10kts antes da velocidade de Stol
- Stol com Flap: 35kts
- Stol sem Flap: 40kts
Limites de fator G
- Fatores de carga em Voo:
- Em cima da ASA
- Sem flap: +4.4G
- Com flap: +3.5G
- Em baixo da Asa
- Sem flap: -1.76G
- Com flap: Não aplicável
- Em cima da ASA
Vento de través (componente lateral)
- 12kts / 20km
- Limites: PP à 6kts (hj usa 10kts pra todo mundo)
- Limites: PC à 8kts
- Inva: Limites do fabricante
Procedimento Acionamento
- Sempre seguir checklist
- Faz e Depois verifica
- Manter motora a 100rpm
- Verificar temperatura e pressão do óleo 30s
Taxi
- Usar pequenos aumentos de rpm (entre 100 a 200rpm)
- Antecipar comandos de pedais nas curvas
- Só usar os freios com motor desalerado
- Usar pequenos chutinhos para alinhar no taxi
Decolagem (Clear for Take off)
- Aliviar: 55kts
- Rodar: 60kts
- Subir: 70kts
Cruzeiro
- Controle de mistura deve ser feito a 3000 pes
- Manter 2300rpm durante o percurso
Pouso
- Na perna do vento checar:
- 1800rpm
- 70kts
- Landing Lighs on
- Flape 10º
Mudanças de Fases Operacionais
- Em todas as fases operacionais: ATITUDE à POTENCIA à COMPENSAÇÃO
- Esceto para DESCIDAS: POTENCIA à ATITUDE à COMPENSAÇÃO
Documentos obrigatórios
- Certificado de Matricula da Aeronave CM
- Certificado de Aeronavegabilidade CA
- Checklist
- Diário de Bordo
- Ficha de Peso e Balanceamento
- FIAM e FIEV à Ficha de inspeção anual de manutenção
- Licença de Estação à Licença da Anatel para uso do Radio
- Manual da aeronave
- NSCA 3.13 à Normas de Segurança do Comando da Aeronautica
- Seguro da Aeronave
Levar junto
- ROTAER / 1 litro de óleo
- Cartas e corredores de São Paulo REA-SP (applicatico eWACSUL)
Documentos de operação
- Notificação de Voo
- Notificação de Isenção de Taxa
Normas e Procedimentos da EJ
- Chegar pelo menos 1h antes do horário agendado para o Voo
- Vir bem trajado (Calça, camiseta/camisa, tênis/sapato)
- Não poderão voar: Chinelo, camiseta e regata, Bermuda apenas finais de semana
- Estudar Programa de Treinamento Prático e para estudar manuais ACTS’s
Pouso
Na perna do vento checar:
1800rpm
70kts
Landing Lighs on
Flape 10º
Qual a razão de descida?? e Quanto consome a descida?
considerando estar a 8000 ft para S.L? obrigado