Ground Cessna 152

Intrutor: Ivan Pelegrino

Motorização

  • Lucoming
  • Motor O-235-L2C
  • Potencia: 110hp a 2550rpm
  • 4 cilindro horizontais
  • Refrigerado a ar

 

Características C152

  • Mono motor
  • Semi Monocoque
  • Semi Cantilever
  • Inteiramente metálica
  • Acomodação para 2 ocupantes

 

Superfícies de controle

  • Comprimento 7.3m
  • Envergadura 10.2 m
  • Altura 2.6m
  • Área da asa 14.9m2
  • Flap: 0 / 10º / 20º / 30º

 

Amortecedores

  • Trem principal: rígido / molas
  • Trem do nariz: Ar e Óleo à Possui amortecedor anti-Simmy (evita vibração na decolagem e pouso)

 

Helices

  • Fabricante: McCauley
  • Passo: fixo

 

Combustível

  • Capacidade total: 98 litros
  • Capacidade de cada tanque: 49 litros
  • Combustível utilizável 94 litros
  • Não utilizável 4 litros
  • Consumo: 22 litros/hora (voando alto 17 litros hora)
  • Não tem cross feed / motor puxa só do tanque esquerdo
  • Pussui um respiro à Qdo enche de mais sai por alí para equalizar pressão nos dois tanques

 

Óleo

  • SAE 50
  • Capacidade Total de Óleo: 6 US quartes (5.5 litros)
  • Capacidade Total de Óleo com filtro: 7 US quartes (6.5 litros)
  • Mínimo de operação: 1 US quarter (4 litros)
  • Consumo: 0.2 litros/hora

 

Limitações grupo moto propulsor

  • Temperatura: Min: 100F / Max: 245F
  • Pressão do óleo: Min: 25 psi / Operação: 60 a 90 psi / Max: 115 psi

 

Painel da aeronave

  • VNE: Velocidade Nunca Exceder: 149kts
  • VNO: Velocidade Estrutural: 111kts à Garantia do fabricante que não vai quebrar
  • VA: Velocidade de Manobras: 104kts
  • VFE: Velocidade Flaps Estendidos: 85kts
    • Arco Branco: 35 a 85kts
    • Arco Verde: 40-111kts
    • Arco Amarelo: > 111kts

 

Velocidades

  • Cruzeiro: 85kts
  • Subida: 70kt -2400rpm
  • Cruzeiro: 85kts – 2300rpm
  • Descida: 70kts – 1800rpm
  • Planeio: 65kts

 

Flaps

  • Decolagem: 0 (normal) ou 10º (curta)
  • Pouso: 0 / 10º / 20/ ou 30º dependendo do pousoc)

 

Cheque magnetos

  • Tem chumbo que acumula na vela. Faz o magneto falhar
  • Motor: 1700rpm
  • Cada magneto deve ter queda máxima de 125rpm
  • Diferença máxima entre os dois magnetos 50rpm
  • Idle: marcha lenta: deve estar entre 500-800 rpm
    • Abaixo de 500 à apaga
    • Acima de 800 à suja a vela
    • Sempre manter motor a 1000rpm

 

Sistema Elétrico

  • Dois magnetos que funcionam independente da bateria ou alternador
  • Com motor desligado, bateria assume total sistema elétrico
  • Após partida, alternador carrega a bateria
    • Alternador: 28v 60a
    • Bateria: 24v 14a
  • Sempre verificar se a bateria foi desligada

 

Pesos

  • Peso máximo de Rampa: 760kg
  • Peso máximo de decolagem ou pouso: 757kg
  • Peso máximo do bagageiro: 54,5kg
  • Peso básico vazio: 504kg

 

Sistema de Pitot

  • Sempre descobrir: Tubo de Pitot / Porta Estática
  • Usado para: Velocimetro / Altimetro / Variômetro

 

Stol

  • Usar apenas pedais à Sentido oposto do parafuso
  • Alarme de Stol: 5kts a 10kts antes da velocidade de Stol
  • Stol com Flap: 35kts
  • Stol sem Flap: 40kts

 

Limites de fator G

  • Fatores de carga em Voo:
    • Em cima da ASA
      • Sem flap: +4.4G
      • Com flap: +3.5G
    • Em baixo da Asa
      • Sem flap: -1.76G
      • Com flap: Não aplicável

 

Vento de través (componente lateral)

  • 12kts / 20km
  • Limites: PP à 6kts (hj usa 10kts pra todo mundo)
  • Limites: PC à 8kts
  • Inva: Limites do fabricante

 

Procedimento Acionamento

  • Sempre seguir checklist
  • Faz e Depois verifica
  • Manter motora a 100rpm
  • Verificar temperatura e pressão do óleo 30s

 

Taxi

  • Usar pequenos aumentos de rpm (entre 100 a 200rpm)
  • Antecipar comandos de pedais nas curvas
  • Só usar os freios com motor desalerado
  • Usar pequenos chutinhos para alinhar no taxi

 

Decolagem (Clear for Take off)

  • Aliviar: 55kts
  • Rodar: 60kts
  • Subir: 70kts

 

Cruzeiro

  • Controle de mistura deve ser feito a 3000 pes
  • Manter 2300rpm durante o percurso

 

Pouso

  • Na perna do vento checar:
    • 1800rpm
    • 70kts
    • Landing Lighs on
    • Flape 10º

 

Mudanças de Fases Operacionais

  • Em todas as fases operacionais: ATITUDE à POTENCIA à COMPENSAÇÃO
  • Esceto para DESCIDAS: POTENCIA à ATITUDE à COMPENSAÇÃO

 

Documentos obrigatórios

  • Certificado de Matricula da Aeronave CM
  • Certificado de Aeronavegabilidade CA
  • Checklist
  • Diário de Bordo
  • Ficha de Peso e Balanceamento
  • FIAM e FIEV à Ficha de inspeção anual de manutenção
  • Licença de Estação à Licença da Anatel para uso do Radio
  • Manual da aeronave
  • NSCA 3.13 à Normas de Segurança do Comando da Aeronautica
  • Seguro da Aeronave

 

Levar junto

  • ROTAER / 1 litro de óleo
  • Cartas e corredores de São Paulo REA-SP (applicatico eWACSUL)

 

Documentos de operação

  • Notificação de Voo
  • Notificação de Isenção de Taxa

 

Normas e Procedimentos da EJ

  • Chegar pelo menos 1h antes do horário agendado para o Voo
  • Vir bem trajado (Calça, camiseta/camisa, tênis/sapato)
  • Não poderão voar: Chinelo, camiseta e regata, Bermuda apenas finais de semana
  • Estudar Programa de Treinamento Prático e para estudar manuais ACTS’s

 

One thought on “PPA Ground Cessna 152

  1. Pouso
    Na perna do vento checar:
    1800rpm
    70kts
    Landing Lighs on
    Flape 10º
    Qual a razão de descida?? e Quanto consome a descida?
    considerando estar a 8000 ft para S.L? obrigado

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