Medicina Aeroespacial

Objetivos do curso

  1. Reconhecer a importância do conhecimento sobre fisiopatologia aeroespacial para segurança do voo.
  2. Identificar os problemas fisiológicos ocasionados pelo voo.
  3. Prevenir ou estabilizar ocorrências e alterações decorrentes do voo.

Funções de um piloto

Não requer atividade muscular intensa. É necessária atividade física paralela.

Requer muita concentração e habilidade técnica.

Passageiros

2.500.000.000 de passageiros transportados anualmente.

125.000.000 de passageiros no Brasil / 16.000.000 voos internacionais.

Predominância de IDOSOS, acima de 50 anos nos voos.

Porcentagem de passageiros com co-morbidades (patologias) – INDETERMINADO.

Tipos mais comuns de patologias

  1. Distúrbios gastro intestinais
  2. Dificuldades respiratórias
  3. Crise epilética

75% dos problemas ocorreram antes do pouso ou depois da decolagem.

Gestantes e bebês

  1. Não devem viajar aquelas que apresentam dores ou sangramentos.
  2. Evitar viagens longas.
  3. A partir da 36º gestante é necessária declaração do médico.
  4. Após a 38º semana só pode viajar acompanhada do médico.
  5. Não há restrições para mães que acabaram de fazer o parto nomal.
  6. Recém nascido – recomendável aguardar 1 ou 2 semanas.
  7. Mulheres cm gravidez normal, podem viajar até o 8 mês.

Gesso e fraturas

  1. Fraturas instáveis ou não tratadas são contra-indicadas
  2. Gesso fresco devem ser bi-valvulados para descomprimir eventuais reservas de ar do gesso.

Influência da pressão atmosférica no corpo humano.

Órgãos humanos se expandem cerca de 25% por causa da redução de pressão.

Alguns problemas de saúde podem ser agravados pela expansão do ar nas cavidades do corpo.

Lei de Dalton

A pressão total de um gás é igual a soma das pressões parciais de cada gás que participa da composição.

Explica por que quando se aumenta altitude, reduz-se a pressão atmosférica total.

Lei de Boyle-Mariotte

O volume de um gás é inversamente proporcional a pressão ao qual está submetido.

Quanto menos pressão, mais um gás irá se expandir.

Explica por que o gás enclausurado se expanda dentro das cavidades corporais.

Lei de Henry

A quantidade de gás dissolvido em uma solução varia diretamente com a pressão deste gás sobre esta solução.

Explica por que o nitrogênio no sangue deixa de ficar dissolvido, formando bolhas e destruindo emacias.

Lei de Charles

A pressão de um gás é diretamente proporcional a sua temperatura.

Não têm maiores aplicações fisiológicas uma vês que a temperatura corporal é constante 36,5º.

Lei de Graham

Um gás irá difundir-se de uma área de alta pressão para uma área de baixa pressão.

Doenças respiratórias

Viagens aéreas são contra indicadas para passageiros e tripulantes com infecções ativas.

É recomendado não viajar mesmo gripado.

Doenças respiratórias

Viagens aéreas são contra indicadas para passageiros e tripulantes com infecções ativas.

É recomendado não viajar mesmo gripado.

Trombose Venosa Profunda (TVP) na aviação

Trombose é uma obstrução de vaso sanguínea causada por um coagulo (tromba) descolado.

Um dos principais fatores que causa o descolamento da tromba (coágulo) é a imobilidade, afetando assim muitos passageiros e pilotos, que ficam muitas horas sentadas.

Sintomatologia da TVP

  1. Dor na batata da perna
  2. Cigarro
  3. Anticoncepcional

Medidas preventivas

  1. Exercícios com as pernas
  2. Caminhadas durante o voo
  3. Usar roupas e maias apertadas

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