Navegação
Posição Direção e Distância
Carta Aeronáutica = WAC – World Aeronautical Chart
WAC 3262 – Carta Aeronáutica de São Paulo


Posição na Superfície Terrestre
Localizar pontos com Latitude/Longitude nas cartas aeronáuticas
Definição de Proa
Depois de encontrada a pro a VERDADEIRA (utilizando o transferidor sobreposto à carta), deve-se calcular a Proa MAGNÉTICA.
Por que utilizamos NM (Nautical Miles) na aviação?
O comprimento do círculo máximo da terra (equador) foi dividido em 360 parte (Longitudes) e em seguida por 60 partes (Minutos).
1 NM = Circunferência do equador / 360º / 60’
1 NM = 1,852 Km
DICA: Ao medir uma distância. Marcar em uma folha de papel, e marcar a distância para comparar com qualquer escala de uma LONGITUDE (meridiano) onde os espaçamentos do gradeado são regulares.
Tipo de escala
Escala Gráfica
Representação, com uma linha pontilhada normalmente no final da carta e/ou nos paralelos.
Escala Fracionária
É a escala representada através de fração. Ex: 1:500.000 ou 1/500.000 ou seja, 1 cm de carta equivale a 500.000 centrímetros de superfície.
Navegação Aérea
O deslocamento de uma aeronave será calculado entre 2 pontos, esta rota poderá ser Ortodromica ou Loxodromica.
Rota Ortodromica
Orto = Reto
Dromo = Caminho (grego)
Rota Loxodromica
É a mais utilizada em navegação aérea. A rota corta os meridianos sempre com o mesmo ângulo.
Loxo = Direção constante – Cortam os meridianos na mesma angulação
Dromo = Caminho (grego)
Projeção
Método utilizado para projetar em uma superfície plana (carta) uma superfície curva (terra).
Origens da luz na projeção
Gnomônica
O ponto de origem da luz tem origem no centro do círculo
(Lâmpada localizada no centro da terra)
É o tipo de projeção usado nas cartas aeronáuticas / aviação.
Estereográfica
O ponto de origem da luz na projeção fica na TANGENTE do círculo.
(Lâmpada localizada na superfície da terra)
Ortográfica
O ponto de origem da luz na projeção fica no INFINITO.
(Lâmpada localizada na fora da terra/espaço)
Tipo de projeção
Cilíndrica -Mercartur
Usa projeção Gnomônica.
Não é muito precisa. Era utilizada para navegação nos primórdios.
Utiliza um cilindro para projetar a luz.
Cônica – Lambert
Usa projeção Gnomônica.
Foi desenvolvida usando um cone secante.
Utiliza um cone para projeção da luz.
É mais precisa.
Proa
É a linha do eixo longitudinal da aeronave.
Rota
É a linha reta traçada na perspectiva do solo entre o ponto A e B percorridos pela aeronave.
Rumo
É a direção da rota
É a direção do caminho que efetivamente está sendo percorrida pela aeronave.
Deriva
É o ângulo formado entre a proa da aeronave e o rumo.
Correção de Deriva
É o ângulo formado entre o rumo pretendido e a proa adotada.
É o ângulo inverso da deriva. Tem o mesmo valor da deriva, mas o sinal oposto.
Magnetismo Terrestre
Linhas de Declinação Magnética
São linhas que indicam qual é a declinação magnética que a bússola apresentará em relação ao NorteVerdadeiro.
É preciso somar (W) ou subtrair (E) o ângulo de declinação magnética, do rumo pretendido em relação ao NorteVerdadeiro.
Linhas Agônicas
São linhas de declinação magnética 0 grau, ou seja, o NorteVerdadeiro e o NorteMagnético apontam para o mesmo lugar.
Linhas Isogônicas
São linhas onde a declinação magnética não varia. Representadas pela linha azul pontilhada.
Inclinação Magnética
É a inclinação VERTICAL que a agulha da bússola tende a apresentar quanto mais se aproxima do NorteMagnético.
Linhas Isoclínica
São linhas com a mesma inclinação magnética ao longo da sua extensão.
É uma linha onde a INCLINAÇÃO VERTICAL da bússola em relação ao NM é a mesma.
Linhas Isopórica
Para a gente não interessa. São linhas que unem pontos de mesma declinação magnéticas. Não virão indicadas em cartas aeronáuticas, por serem úteis apenas para as pessoas que atualizam as cartas.
6 (six) Pac– Painel de instrumentos de navegação
Horizonte Artificial – Atitude Indicator
Indica a posição da aeronave em relação ao solo.
É um instrumento giroscópico que funciona em grande parte das aeronaves por intermédio de uma bomba de vácuo, estes equipamentos também podem ser elétricos.
Velocímetro – Air Speed Indicator
Indica a velocidade da aeronave.
Utiliza a diferença de pressão estática (pressão de altitude) com a pressão de impacto (pressão dada pelo impacto do ar no tubo de pitot) para calcular a velocidade.
Altímetro
Indica a altitude/altura da aeronave, com relação a alguma pressão ajustada (QNE / QNH / QFE)
Utiliza a diferença de pressão estática com uma pressão relativa para calcular a altitute/altura da aeronave.
Variômetro – Climb
Indica a razão de subida ou descida da aeronave.
Utiliza o delta de variação na pressão de altitude para calcular a velocidade com que a aeronave está subindo ou descendo.
Giro Direcional
Mostra a direção ajustada e vai calculando os “giros” para indicar o RUMO aproximado.
Funciona a base de vácuo e precisa ser ajustada de tempos em tempos.
Bússola
Mostra para onde a aeronave está “aproado”.
Bússolas SEMPRE apresentam pequenos desvios. Estes desvios são anotados no CARTÃO DE DESVIO da bússola.
Ex:
TO | STEER |
360 | 005 |
045 | 047 |
Caso o rumo desejado seja 360, deve se procurar na bússola o rumo 005.
Caso o rumo desejado seja 045, deve se procurar na bússola o rumo 047.
Stall Warning
Lingüeta que fica no bordo de ataque da asa.
É empurrada em casos de ângulo de ataque crítico.
Dispara um alarme auditivo: STALL WARNING – Cerca de 5 a 10 kts antes da velocidade de stall.
Velocidades
Velocidade CALIBRADA – VC
É a velocidade calibrada corrigida para erros mecânicos.
Velocidade INDICADA – VI
É a velocidade indicada pelo velocímetro, ao qual é a correta para um avião voando ao nível do mar, na atmosfera padrão.
É a VC corrigida para ser apresentada no instrumento.
Velocidade AERODINÂMICA – VA
É a velocidade calibrada corrigida para as variações de pressão e densidade.
A VA aumenta na razão 2% para cada 1.000’.
Ex:
1000’ | 2000’ | 3000’ | |
VI | 200 kts | 200 kts | 200 kts |
VA | 204 kts (+2%) | 208 kts (+2% x 2 = +4%) | 212 kts (+2% x 3 = +6%) |
Velocidade SOLO – VS
Velocidade da aeronave em relação ao SOLO.
Vai ser diferente da VA caso haja vento de proa ou de cauda.
Pé de Galinha
É o calculo / desenho feito para encontrar a PROA e RUMO na navegação.
Como usar o bizu:
O problema sempre vai dar alguns dados e pedir outros.
Preencher os valores dados pelo problema (Ex: vermelho).
Determinar (somando ou subtraindo) os outros valores pedidos no problema (Ex: verde)
E+(soma) W+(subtrai) | ||||||
015º | 3º W | 18º | 2º E | 16º | ||
ACD -2º |
RV | Dmg | Rmg | DB | RB | DR +2º |
PV | Dmg | Pmg | DB | PB | ||
13º | 3º W | 16º | 2º E | 14º | ||
E-(subtrai) W+(soma) |
Rumo Verdadeiro | Declinação magnética | Rumo magnético | Desvio Bussola | Rumo Bussola |
Proa Verdadeiro | Declinação magnética | Proa magnético | Desvio Bussolavcx | Proa Bussola |
Correção da lista de exercícios do pé de galinha
Estudo do tempo
Hora legal: Hora imposta por lei Ex: Horário de verão
Hora local: Hora da localidade física em relação ao sol Ex: 21:43 em SP
Relação dos fusos horários com Greenwich
W | Greenwich | E |
( – ) | ( + ) | |
Subtrai | Soma | |
ß | à |
Tempo que o sol demora para percorre cada arco de longitude
Arco de Longitude | Tempo |
360º | 1 dia |
15º | 1h |
1º | 4 min |
15’ | 1 min |
15’’ | 1 seg |
Mapa de Fusos Horários
O globo possui 24 FUSOS, que são linhas imaginárias que dividem o planeta em 24 horas LEGAIS.
Cada fuso se estende da linha imaginária traçada indo 7,5º para W e 7,5º para E. Totalizando 15º de largura em cada.
Existem 3 tipos de “hora”:
HLO – Horário LOCAL – É o horário no PONTO EXTATO no globo.
HLE – Horário LEGAL – É o horário na linha do FUSO.
UTZ – Horário ZULU – Horário no fuso ZERO, ou Greenwich.
180º | 165º | 150º | 135º | 120º | 105º | 90º | 75º | 60º | 45º | 30º | 15º | 0º | 15º | 30º | 45º | 60º | 75º | 90º | 105º | 120º | 135º | 150º | 165º | 180º | |||||||||||||||||||||||||
Y | X | W | V | U | T | S | R | Q | P | O | N | Z | A | B | C | D | E | F | G | H | I | K | L | M | |||||||||||||||||||||||||
<– <– <– <– <– <– <– <– <–< De E para W ( – ) SUBTRAI da HoraZulu para achar a HoraLocal |
|
<– <– <– <– <– <– <– <– <–< De E para W ( – ) SUBTRAI da HoraLocal para achar a HoraZulu |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
-12h | -11h | -10h | -9h | -8h | -7h | -6h | -5h | -4h | -3h | -2h | -1h | Oh | +1h | +2h | +3h | +4h | +5h | +6h | +7h | +8h | +9h | +10h | +11h | +12h | |||||||||||||||||||||||||
> –> –> –> –> –> –> –> –> –> –> –> De W para E ( + ) SOMA na HoraLocal para achar a HoraZulu |
> –> –> –> –> –> –> –> –> –> –> –> De W para E ( + ) SOMA da HoraZulu para achar a HoraLocal |
Mínimos de combustível para navegação:
RBHA-91
Avião Helicóptero
VFR 45min 20min
RBHA-135
Avião Helicóptero
VFR-Diurno 30min 20min
VFR-Noturno 45min 30min
Planejamento de Voo
- Rota
- Aeródromos de Origem
- Rota a ser voada
- Aeródromos de Destino
- Aeródromos de Alternativa
- Metereologia
- TAF
- METAR
- ROATER
- AIP
- NOTAM
- Documentação da Aeronave
- Especificações da Aeronave
- Navegação
- Rumos
- Declinação Magnética
- Desvio Bussola
- Distâncias
- Velocidades
- Waypoints
- Fotos aéreas/satélite da região
- Perfil de Subida e Descida
- Folha de Navegação
- Peso e Balanceamento
- Passageiros
- Bagagem
- Abastecimento
- Desempenho da Aeronave
- Temperatura
- Altitude do Aeródromo
- Altitude Densidade (Pressão)
- Plano de Voo
- Preenchimento
- Entrega na sala AIS
- Inspeção visual
- Briefing de Decolagem
- Tráfego
- Solicitar Autorização de Tráfego
- Solicitar Autorização de Acionamento
- Solicitar Autorização de Taxi
- Decolagem
Kit de Navegação
Serve para ser utilizado em caso de necessidade
- Calço da Aeronave Para pernoites em aeroclubes
- Estacas Para amarrar a aeronave e evitar colisões em caso de vento
- Cordas Para amarrar a aeronave e evitar colisões em caso de vento
- Óleo Sobressalente Para completar o óleo
- Dreno de Combustível Para verificar água no combustível
- Flanela ou Papel Higiênico Para limpar a vareta de verificação do óleo