Roteiro de Checklists e contatos de Fonia do circuito do treinamento Piloto de Avião Privado na Escola de Jundiaí.

Base Americana SDAI

CHECKLIST PREFLIGHT

  • Ajustar Banco
  • Ajustar Cinto de Segurança
  • Avionics OFF
  • Circuitos ARMADOS
  • Trim NORMAL
  • Seletor Combustível ABERTO
  • Extintor PRESENTE
CHECKLIST: BEFORE START

  • Bateria ON
  • Radio ON
  • Frequência 121.65 (Solo)
SOLICITAR ACIONAMENTO

Aluno: Alguma aeronave para teste de radio com PR-XXX

Outra Aeronave: Teste de radio OK

Aluno: Grato XXX

CHECKLIST: CLEAR FOR START

  • Avionics OFF
  • Beacon ON
  • Mistura RICA
  • Manete de Potência 1/4 (bombar 3x)
  • Área das pás LIVRE
  • Breaks ON
  • Partida
CHECKLIST: AFTER START

  • Potência 1.000 RPM
  • Alternador ON
  • Amperímetro CHECAR (deve estar variando)
  • Pressão / Temperatura CHECAR (deve estar no verde)
  • Rádios frequências SETADAS
  • Transponder STANDBY
  • Flaps Zero grau RECOLHER
BRIEFING DE DECOLAGEM

  • Decolagem normal da pista 30 (ou 12)
  • Flaps UP
  • Aliviar com 55kts
  • Rodar com 60kts
  • Subir com 70kts
  • Após 400ft AFTER TAKEOFF Checklist
  • 500fts curva a direita (ou esquerda)
  • Cumprindo Circuito de Tráfego Padrão.

BRIEFING DE EMERGÊNCIA

  • Toda e qualquer pane será declarada em voz alta
  • Pane antes da VR: Mínimos não atingidos, , perda do alinhamento, pessoa ou objeto na pista: ABORTAR DECOLAGEM
  • Pane após a VR com pista a frente: POUSAR na pista a frente
  • Pane após a VR sem pista a frente: POUSAR em terreno a frente com 45º do campo de visão para livrar obstáculos.
  • Pane após 500ft: Avaliar retorno com curva contra o vento
  • Em pane REAL: controles com o INVA fonia e Checklist com Aluno.
SOLICITAR COPIA E TAXI

Aluno: PR-XXX acionado no pátio EJ, inicia o táxi até o ponto de espera 30/12.

Taxiar Até Ponto De Espera

Manter faixa amarela no meio das pernas

Usar apenas pedais, mãos no painel

Antecipar o comando antes do movimento

Parar no ponto ide espera inclinado 45% do eixo da Taxiway (para evitar o vento nos hangares)

NUNCA ultrapassar linha

 NO PONTO DE EXPERA

Aluno: “PR-XXX no ponto de espera 30/12, para teste de motor”

CHECKLIST BEFORE TAKE OFF

  • Controles livres e corretos AIRELON / PROFUNDOR / RUDER
  • Potência 1.700
  • Testar Magnetos ESQUERDO: colocar na posição “Left”, retornar para “Both” (queda 125rpm max)
  • Testar Magneto DIREITO: colocar na posição “Right”, retornar para “Both” (queda 125rpm max)
  • Pressão / Temperatura CHECAR (deve estar no verde)
  • Sução INOPERANTE
  • Testar Potência IDLE: OK (deve manter)
NO PONTO DE ESPERA

Após o teste do motor, verificar se há alguma aeronave no circuito:

Aluno: Alguma aeronave com intenção de pouso imediato em Americana, PR-XXX?”

*Caso positivo: manter contato visual com a mesma e aguardar o pouso;

*Caso negativo ou após o pouso: reportar:

Aluno: “PR-XXX alinha e mantém cabeceira 30/12”

Alinhar e Manter

Checar tráfego antes de ingressar

Cruzar linha de espera

Virar na 3ª faixa da pista

Alinhar na center line da pista

CHECKLIST CLEAR FOR TAKE OFF

  • Transponder ALT
  • Landing Light ON
  • Potência 2.500rpm
TAKEOFF

Ao iniciar a corrida de decolagem, reportar:

Aluno: “PR-XXX iniciando decolagem cabeceira 30/12 reportará livrando o eixo”

Manter alinhamento da pista

Call Outs

  • Mínimos Atingidos: Hélice Sensenith: 2.100 RPM / Hélice McCouny: 2.300 RPM
  • Engine Instruments: Check
  • Speed: Alive

Aliviar com 55 kts

Rodar com 60kts

Manter 70kts velocidade na subida

Deixar subir sozinho

Trimar para subida

CHECKLIST: AFTER TAKE OFF (400ft)

  • Flaps UP
  • Landing Lights OFF
  • Pressão / Temperatura CHECAR (deve estar no verde)
APÓS 500ft

Curva média a direta/esquerda com proa do Portão REPRESA

Subir até 3.000ft

Motor 2.300 e manter 85kts

APÓS LIVRAR EIXO

Localizar Portão Represa

Rumar para Represa

Aluno: “PR-XXX, livrando o eixo da 30/12 com curva a (direita/esquerda) rumo do PORTÃO REPRESA, subindo para 3500ft”, ajuste 101X, XXX.

 PORTÃO REPRESA (Saída do Circuito)

Aluno: “PR-XXX, no PORTÃO REPRESA com proa de COSMÓPOLIS, a 3500ft, ajuste 101X, coordena na frequência dos corredores. XXX”

*Ajustar rádio na frequência dos corredores da TMA-SP Norte (135,675):

Aluno: “PR-PR-XXX, no PORTÃO REPRESA, com proa de COSMÓPOLIS, a 3500ft, ajuste 101X, XXX”

Rumar para COSMÓPOLIS

Localizar Rio na entrada da Cidade

Proa 060

Rumar para  ARTUR NOGUEIRA

Aluno: “PR-XXX, na vertical de COSMÓPOLIS, com proa de ARTUR NOGUEIRA, a 3500ft, ajuste 101X, XXX”

Localizar Cidade com um Lago no Meio

Proa 030

Rumar para  HOLAMBRA

Aluno: “PR-XXX, na vertical de ARTUR NOGUEIRA, com proa de HOLAMBRA, a 3500ft, ajuste 101X, XXX”

Localizar Cidade com muitas Estufas

Proa 120

POSIÇÃO REPRESA (Entrada no Circuito)

Aluno: “PR-XXX, no PORTÃO REPRESA com proa de AMERICANA, a 3000ft, ajuste 101X, coordena na frequência de Americana. XXX”

*Ajustar rádio na frequência de Americana e reportar:

Aluno: “PR-PR-XXX, no PORTÃO REPRESA para ingresso na PERNA DO VENTO da 12/30, a 3000ft, ajuste 101X, XXX”

APÓS INGRESSAR NA ATZ

Localizar Pista, rumar para o meio dela

Descer para 3.000ft para ingressar no circuito

Rumar para Perna do vento da pista

Curva esquerda se 30

Curva direita se 12

Ficar paralelo a pista

 NA PERNA DO VENTO

Aluno: PR-XXX, na perna do vento 30/12.

CHECKLIST: BEFORE LANDING

  • Mistura Rica
  • Potência 1.800 rpm
  • Landing Light ON
  • Flaps 10
 NA PERNA BASE

Aluno: PR-XXX, na perna base 30/12, para pouso completo/toque e arremetida.

 NA FINAL

Aluno: PR-XXX, na final 30/12.

NA RAMPA

Manter 70kts

Compensar bem

Ajuste de Rampa NO MOTOR

Ajuste Alinhamento AIRELON

Nariz em baixo mirando pista

NO FLARE

Reduzir potência

Trazer para voo reto e nivelado

Próximo a pista cabrar de forma suave e constante

Tocar com o trem principal

Asas niveladas

Alinhamento com Pedal

APÓS LIVRAR PISTA

Parar na taxyway.

CHECKLIST: AFTER LANDING

  • Transponder STANDBY
  • Flaps UP
  • Landing Light OFF
APÓS AFTER LANDING CHECKLIST

Aluno: PR-XXX, na livrou na central/ultima, inicia taxi para o pátio da EJ.

Taxiar para estacionamento EJ

CHECKLIST: SHUTDOWN

  • Radios OFF
  • Transponder OFF/2000
  • Misture CUT/OFF
  • Magnetos OFF (Retirar chave)
  • Beacon OFF
  • Master OFF
CHECKLIST: SECURE

  • Control Lock INTALADO
  • Compensador NORMAL
  • Cintos AJUSTADOS
  • Portas FECHADAS
  • Calço POSICIONADO
  • Tubo de Pitot: PROTEGIDO
  • Documentos: REMOVER

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *