Roteiro de Checklists e contatos de Fonia do circuito do treinamento Piloto de Avião Privado na Escola de Jundiaí.
Base Americana SDAI
CHECKLIST PREFLIGHT
|
CHECKLIST: BEFORE START
|
SOLICITAR ACIONAMENTO
Aluno: Alguma aeronave para teste de radio com PR-XXX Outra Aeronave: Teste de radio OK Aluno: Grato XXX |
CHECKLIST: CLEAR FOR START
|
CHECKLIST: AFTER START
|
BRIEFING DE DECOLAGEM
BRIEFING DE EMERGÊNCIA
|
SOLICITAR COPIA E TAXI
Aluno: PR-XXX acionado no pátio EJ, inicia o táxi até o ponto de espera 30/12. |
Taxiar Até Ponto De Espera
Manter faixa amarela no meio das pernas Usar apenas pedais, mãos no painel Antecipar o comando antes do movimento Parar no ponto ide espera inclinado 45% do eixo da Taxiway (para evitar o vento nos hangares) NUNCA ultrapassar linha |
NO PONTO DE EXPERA
Aluno: “PR-XXX no ponto de espera 30/12, para teste de motor” |
CHECKLIST BEFORE TAKE OFF
|
NO PONTO DE ESPERA
Após o teste do motor, verificar se há alguma aeronave no circuito: Aluno: Alguma aeronave com intenção de pouso imediato em Americana, PR-XXX?” *Caso positivo: manter contato visual com a mesma e aguardar o pouso; *Caso negativo ou após o pouso: reportar: Aluno: “PR-XXX alinha e mantém cabeceira 30/12” |
Alinhar e Manter
Checar tráfego antes de ingressar Cruzar linha de espera Virar na 3ª faixa da pista Alinhar na center line da pista |
CHECKLIST CLEAR FOR TAKE OFF
|
TAKEOFF
Ao iniciar a corrida de decolagem, reportar: Aluno: “PR-XXX iniciando decolagem cabeceira 30/12 reportará livrando o eixo” Manter alinhamento da pista Call Outs
Aliviar com 55 kts Rodar com 60kts Manter 70kts velocidade na subida Deixar subir sozinho Trimar para subida |
CHECKLIST: AFTER TAKE OFF (400ft)
|
APÓS 500ft
Curva média a direta/esquerda com proa do Portão REPRESA Subir até 3.000ft Motor 2.300 e manter 85kts |
APÓS LIVRAR EIXO
Localizar Portão Represa Rumar para Represa Aluno: “PR-XXX, livrando o eixo da 30/12 com curva a (direita/esquerda) rumo do PORTÃO REPRESA, subindo para 3500ft”, ajuste 101X, XXX. |
PORTÃO REPRESA (Saída do Circuito)
Aluno: “PR-XXX, no PORTÃO REPRESA com proa de COSMÓPOLIS, a 3500ft, ajuste 101X, coordena na frequência dos corredores. XXX” *Ajustar rádio na frequência dos corredores da TMA-SP Norte (135,675): Aluno: “PR-PR-XXX, no PORTÃO REPRESA, com proa de COSMÓPOLIS, a 3500ft, ajuste 101X, XXX” |
Rumar para COSMÓPOLIS
Localizar Rio na entrada da Cidade Proa 060 |
Rumar para ARTUR NOGUEIRA
Aluno: “PR-XXX, na vertical de COSMÓPOLIS, com proa de ARTUR NOGUEIRA, a 3500ft, ajuste 101X, XXX” Localizar Cidade com um Lago no Meio Proa 030 |
Rumar para HOLAMBRA
Aluno: “PR-XXX, na vertical de ARTUR NOGUEIRA, com proa de HOLAMBRA, a 3500ft, ajuste 101X, XXX” Localizar Cidade com muitas Estufas Proa 120 |
POSIÇÃO REPRESA (Entrada no Circuito)
Aluno: “PR-XXX, no PORTÃO REPRESA com proa de AMERICANA, a 3000ft, ajuste 101X, coordena na frequência de Americana. XXX” *Ajustar rádio na frequência de Americana e reportar: Aluno: “PR-PR-XXX, no PORTÃO REPRESA para ingresso na PERNA DO VENTO da 12/30, a 3000ft, ajuste 101X, XXX” |
APÓS INGRESSAR NA ATZ
Localizar Pista, rumar para o meio dela Descer para 3.000ft para ingressar no circuito Rumar para Perna do vento da pista Curva esquerda se 30 Curva direita se 12 Ficar paralelo a pista |
NA PERNA DO VENTO
Aluno: PR-XXX, na perna do vento 30/12. |
CHECKLIST: BEFORE LANDING
|
NA PERNA BASE
Aluno: PR-XXX, na perna base 30/12, para pouso completo/toque e arremetida. |
NA FINAL
Aluno: PR-XXX, na final 30/12. |
NA RAMPA
Manter 70kts Compensar bem Ajuste de Rampa NO MOTOR Ajuste Alinhamento AIRELON Nariz em baixo mirando pista |
NO FLARE
Reduzir potência Trazer para voo reto e nivelado Próximo a pista cabrar de forma suave e constante Tocar com o trem principal Asas niveladas Alinhamento com Pedal |
APÓS LIVRAR PISTA
Parar na taxyway. |
CHECKLIST: AFTER LANDING
|
APÓS AFTER LANDING CHECKLIST
Aluno: PR-XXX, na livrou na central/ultima, inicia taxi para o pátio da EJ. Taxiar para estacionamento EJ |
CHECKLIST: SHUTDOWN
|
CHECKLIST: SECURE
|