Roteiro de Checklists e contatos de Fonia do circuito do treinamento Piloto de Avião Privado na Escola de Jundiaí.
Base Jundiaí SBJD
CHECKLIST PREFLIGHT
Ajustar Banco Ajustar Cinto de Segurança Avionics OFF Circuitos ARMADOS Trim NORMAL Seletor Combustível ABERTO Extintor PRESENTE |
|
CHECKLIST: BEFORE START
Bateria ON Radio ON Frequência 121.65 (Solo) |
|
SOLICITAR ACIONAMENTO
Aluno: Solo Jundiaí, PR-XXX Solo Jundiaí: XXX prossiga Aluno: no pátio da EJ solicita acionamento XXX Solo Jundiaí: PR-XXX acionamento autorizado, Pista 18, ajuste 1020, chame para cópia e taxi quando pronto Aluno: ciente, pista 18, ajuste 1020 XXX |
|
CHECKLIST: CLEAR FOR START
Avionics OFF Beacon ON Mistura RICA Manete de Potência 1/4 (bombar 3x) Área das pás LIVRE Breaks ON Partida |
|
CHECKLIST: AFTER START
Potência 1.000 RPM Alternador ON Amperímetro CHECAR (deve estar variando) Pressão / Temperatura CHECAR (deve estar no verde) Rádios frequências SETADAS Transponder STANDBY Flaps Zero grau RECOLHER |
|
Briefring de Decolagem
Decolagem normal da pista 18 (ou 36) Flaps UP Aliviar com 55kts Rodar com 60kts Subir com 70kts Após 400ft AFTER TAKEOFF Checklist 500fts curva a esquerda (ou direita) cumprindo saída (Través de Jarinu) Briefing de Emergência Toda e qualquer pane será declarada em voz alta Minimos não atingidos, pane antes da VR, perda do alinhamento, pessoa ou objeto na pista: ABORTAR DECOLAGEM Pane após a VR com pista a frente: POUSAR na pista a frente Pane após a VR sem pista a frente: POUSAR em terreno a frente com 45º do campo de visão para livrar obstáculos. Pane após 500ft: Avaliar retorno com curva contra o vento Em pane REAL: controles com o INVA fonia e Checklist com Aluno. |
|
SOLICITAR COPIA E TAXI
Aluno: PR-XXX acionado no pátio da EJ pronto para cópia e taxi Solo Jundiaí: autorizado área 459, saída visual pelo través de Jarinu, transponder ZZZZ, no portão Lagoa, chame São Paulo em 129.50, restrito a 4.000. …….(setar transponder para ZZZZ)…… Aluno: XXX autorizado área 459, transponder ZZZZ, saída visual pelo traves de Jarinu, chamar São Paulo no portão Lagoa, restrito a 4.000 XXX |
|
Taxiar Até Ponto De Espera
Manter faixa amarela no meio das pernas Usar apenas pedais, mãos no painel Antecipar o comando antes do movimento Parar no ponto de espera NUNCA ultrapassar linha |
|
CHECKLIST BEFORE TAKE OFF
Controles livres e corretos AIRELON / PROFUNDOR / RUDER Potência 1.700 Testar Magnetos ESQUERDO: colocar na posição “Left”, retornar para “Both” (queda 125rpm max) Testar Magneto DIREITO: colocar na posição “Right”, retornar para “Both” (queda 125rpm max) Pressão / Temperatura CHECAR (deve estar no verde) Sução INOPERANTE Testar Potência IDLE: OK (deve manter) |
|
TORRE NO PONTO DE ESPERA
…….(mudar frequência)…… Aluno: Torre Jundiaí, PR-XXX no ponto de espera da 18 pronto para decolagem Torre: Mantenha posição Aluno: Ciente ……… Torre: PR-XXX autorizado alinhar e manter Aluno: autorizado alinhar e manter XXX |
|
Alinhar E Manter
Checar tráfego antes de ingressar Cruzar linha de espera Virar na 3ª faixa da pista Alinhar na center line da pista Aguardar Torre autorizar |
|
AUTORIZADA DECOLAGEM
Torre: PR-XXX Autorizada decolagem, vento 120º com 5kts Aluno: autorizada decolagem XXX |
|
CHECKLIST CLEAR FOR TAKE OFF
Transponder ALT Landing Light ON Potência 2.500rpm |
|
Takeoff
Manter alinhamento da pista Aliviar com 55 kts Rodar com 60kts Manter 70kts velocidade na subida Deixar subir sozinho Trimar para subida |
|
DECOLADO
Torre: PR-XXX decolado aso 13, portão Lagoa chame SP em 129.50 Aluno: ciente, chamar controle São Paulo no portão Lagoa XXX …….(mudar frequência)…… |
|
CHECKLIST: AFTER TAKE OFF (400ft)
Flaps UP Landing Lighs OFF Pressão / Temperatura CHECAR (deve estar no verde) |
|
Após 500ft
Curva média a direta/esquerda com proa da Lagoa Subir até 4.000ft Tirar motor e manter |
|
Na Posição Lagoa / Corredor Kilo
Localizar Lagoa Rumar para Lagoa mantendo Lagoa a ESQUERDA Posição lagoa 1min após passar da Lagoa |
|
PORTÃO LAGOA
Aluno: Controle SP, PR-XXX Controle SP: prossiga Aluno: XXX de SBJD para SBJD com proa de Atibaia, intenção de Sobrevoo área 459, transponder XXX, equipamento C152, duas pessoas a bordo XXX Controle: Ciente, chame em Atibaia Aluno: chamar em Atibaia XXX |
|
No Través De Jarinu
Localizar Galpão Azul Manter Galpão levemente a DIREITA não bloquear |
|
Em Atibaia
Rumar para Hotel Bourbon Localizar a Lagoa de Atibaia Manter a Lagoa de Atibaia a ESQUERDA não bloquear |
|
POSIÇÃO ATIBAIA
Aluno: em Atibaia XXX Controle: PR-XXX passe a coordenar na FCA corredores em 135.67, chame no regresso Aluno: chamar no regresso XXX …….(mudar frequência)…… |
|
CORREDORES
Aluno: PR-XXX em Atibaia, mantendo 5000ft, com proa de Morumgaba, Corredor BRAVO, intenção de sobrevoo na área 459 XXX |
|
Na Posição Atibaia / Corredor Bravo
Localizar Bragança Paulista Manter Bragança Paulista a DIREITA distante Localizar Vale do Eldorado Manter Vale do Eldorado a DIREITA |
|
Ir para Posição Itatiba / Corredor Juliett
Localizar Itatiba Rumar para Itaiba |
|
POSIÇÃO ITATIBA
Aluno: XXX em Itatiba com proa Lagoa solicita regresso XXX Controle: Reporte no Portão Lagoa Aluno: reportar no Portão Lagoa XXX |
|
Ir para Portão Lagoa / Triangulo Do Mal
Localizar triangulo de casas (Triangulo do Mal) Rumar para Portão Lagoa …….(atenção para entrar no circuito a 3800)…… |
|
Antes 1 min do PORTÃO LAGOA
Aluno: XXX há 1min do portão Lagoa XXX Controle: XXX chame agora Torre Jundiaí em 118.75 …….(mudar frequência)…… Aluno: Torre Jundiaí, PR-XXX no portão Lagoa solicita pouso Torre Jundiaí: PR-XXX pista em uso 18 ajuste 1020, reporte na perna do vento da 18 Aluno: pista 18, ajuste 1020, reportar na perna do vento XXX |
|
Ingressar no Circuito
Localizar Pista, rumar para o meio dela Descer para 3.800ft para ingressar no cirvuito NUNCA DESCER MAIS QUE 3.500ft TRÁFEGO INTENSO!!! Rumar para Perna do vento da pista Curva esquerda se 18 Curva direita se 36 Ficar paralelo a pista |
|
NA PERNA DO VENTO
Aluno: na perna do vento XXX Torre: Ciente, chame no ideal de base Aluno: chamar no ideal de base XXX |
|
CHECKLIST: BEFORE LANDING
Mistura Rica Potência 1.800 rpm Landind Light ON Flaps 10 |
|
NO IDEAL DE BASE
Aluno: no ideal de base XXX Torre: Autorizado ingressar na perna base, chame na final Aluno: autorizado perna base XXX |
|
NA FINAL
Aluno: na final da 18 XXX Torre: Autorizado pouxo, 120, com 8kts Aluno: Autorizado pouso XXX |
|
Na Rampa
Manter 70kts Compensar bem Ajuste de Rampa NO MOTOR Ajuste Alinhamento AIRELON Nariz em baixo mirando pista |
|
No Flare
Reduzir potência Trazer para voo reto e nivelado Proximo a pista cabrar de forma suave e constante Tocar com o trem principal Asas niveladas Alinhamento com Pedal |
|
AVIÃO NO CHÃO
Torre: PR-XXX solo as 47, livre direita, chame solo as 121.65 Aluno: livre direita, chamar solo XXX …….(mudar frequência)…… |
|
SAÍDA / APÓS PONTO DE ESPERA
Aluno: Solo Jundiaí, PR-XXX livrou na central/rápida, solicita taxi até a EJ XXX Solo: Autorizado taxi até a EJ Aluno: autorizado taxi até a EJ XXX |
|
CHECKLIST: AFTER LANDING
Transponder STANDBY Flaps UP Landing Light OFF |
|
CHECKLIST: SHUTDOWN
Radios OFF Tranponder OFF/2000 Misture CUT/OFF Magnetos OFF (Retirar chave) Beacon OFF Master OFF |
|
CHECKLIST: SECURE
Control Lock INTALADO Compensador NORMAL Cintos AJUSTADOS Portas FECHADAS Calço POSICIONADO Tubo de Pitot: PROTEGIDO Documentos: REMOVER |